Mércia Gourmet

CPT - Centro de Produções Técnicas

Publicidade GDE

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Como é feito o leite em pó?


O leite em pó é uma forma contemporânea de consumir leite. Ao ser desidratado, o leite tem seu tempo de vida estendido. 

O processo inicia-se a partir da secagem do leite comum e da extração de sua água (cerca de 90% da massa do leite), num processo lento de evaporação feito pelas fabricantes e que não estraga as proteínas do produto.


O leite escorre em paredes de metal verticais aquecidas a 77 graus Celsius, porque o líquido não pode ser fervido. Nessa etapa evapora até 50% da água, e o leite fica pastoso. O produto concentrado segue então para uma máquina que borrifa minúsculas gotículas contra um jato de ar quente a 180 °C.
 Um rápido contato é o suficiente para fazer com que o restante da água evapore, e as gotículas de leite se transformem em grãos de leite seco. Então o leite é separado em diferentes fases: flocos, granulado e pulverizado.
Este leite em pó pode apresentar-se com diferentes teores de gordura, conforme o leite utilizado tenha a gordura natural do leite, seja parcialmente desnatado ou seja magro.
De qualquer forma a proteína do leite em pó é a mesma que no leite líquido, com valores próximos de 30 – 35%, o que faz um alimento extremamente interessante.
1kilo de leite em pó, adicionado com água, permite obter 6 ou 7 litros de leite recombinado.

Fonte: Você Sabia?


Postado Por: Creative

Como é feito o leite em pó?

Compartilhe:

Postar Um Comentario

Facebook
Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Traduzido Por: Template Para Blogspot | Thema Seo Blogger Templates