Mércia Gourmet

CPT - Centro de Produções Técnicas

Publicidade GDE

sábado, 26 de outubro de 2013

5 dicas para remover ferrugem ecologicamente

Você não precisa comprar mil produtos químicos para retirar manchas de ferrugem, ou jogar fora os seus objetos, basta seguir algumas dicas e tudo pode melhorar, e ainda, ajudando a manter nosso meio-ambiente mais inviolado.
Bicarbonato de sódio: um dos melhores produtos de limpeza naturais que existe, o bicarbonato de sódio interage com as moléculas orgânicas da ferrugem, fazendo com que esta se dissolva de forma fácil e rápida. A melhor maneira de aplicar o bicarbonato de sódio nas manchas de ferrugem é misturá-lo com água até obter uma pasta consistente; espalha-se sobre a área em questão, deixando atuar durante alguns minutos antes de a retirar com um pouco de água ou um pano úmido.
Bebidas gaseificadas: As bebidas gaseificadas (refrigerantes) também são extremamente eficazes na remoção da ferrugem. Por quê? Porque este tipo de bebida contém ácidos cítricos que são eficazes na prevenção e eliminação das manchas de ferrugem. Embebeda um pano com um pouco de refrigerante de cola ou outra bebida gaseificada e esfregue bem sobre a ferrugem. Se ficar muito pegajoso, basta lavar o objeto ou área com água e sabão e secar bem no final.
Vinagre branco: além de ser um produto de limpeza ecológico, o poder do vinagre branco é indiscutível, sendo tão eficaz na eliminação de bolores, como na remoção de marcas de ferrugem. O processo é muito simples: embebede um pano com vinagre e passe-o sobre a mancha de ferrugem; com uma lixa comece a remover a ferrugem. Quanto mais ferrugem existir, provavelmente mais vinagre terá de aplicar. Se não tiver ou não quiser usar a lixa, junte sal ao vinagre, para conseguir o mesmo efeito. No final, passe água fresca na mancha de ferrugem, agora extinta! Para pequenos objetos, mergulhe-os num recipiente com vinagre de um dia para o outro para eliminar qualquer vestígio de ferrugem, lavando e secando por completo o objeto.  

Limão:
 aromático e 100% natural, o suco de limão pode ser utilizado em todo o tipo de limpezas, incluindo a remoção de ferrugem. O ácido cítrico presente nesta fruta é muito potente na remoção das manchas de ferrugem e basta cortar um limão a meio e esfregá-lo diretamente na área a tratar até conseguir o resultado desejado. Para casos mais complicados, salpique a área ou o objeto enferrujado com sal e limão e deixe repousar de um dia para o outro antes de lavar e secar convenientemente. O seu carro ou as suas panelas ficarão mais brilhantes e este é apenas um pequeno exemplo de como se pode, muito facilmente, viver uma vida mais verde.
Lima: se não tiver limões, as limas são igualmente eficazes na luta contra as desagradáveis manchas de ferrugem, basta espremer o seu sumo sobre a área a tratar. Se quiser, junte um pouco de sal para conseguir um efeito lixa – o que torna esta dupla verdadeiramente imbatível. Tal como os limões, também as limas são indicadas para casos mais graves: salpique a área ou o objeto enferrujado com sal e sumo de lima e deixe repousar de um dia para o outro antes de lavar e secar convenientemente.
Batata: até parece comum, mas as batatas também podem ser eficazes para o combate à ferrugem. Corte uma batata a meio e esfregue-a sobre a área de ferrugem a tratar. Em casos mais difíceis, mergulhe a batata em sal grosso antes de esfregar, para que este possa fazer o papel de lixa. Objetos livres de ferrugem de forma ecológica, ou seja, sem o uso de produtos químicos nocivos.
Fonte: Uma Vida Verde

Postado Por: Creative

5 dicas para remover ferrugem ecologicamente

Compartilhe:

Postar Um Comentario

Facebook
Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Traduzido Por: Template Para Blogspot | Thema Seo Blogger Templates