Mércia Gourmet

CPT - Centro de Produções Técnicas

Publicidade GDE

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Jabuticaba - poderosa contra o câncer


A jabuticaba, também chamada guapuru ou fruita em São Paulo, é o fruto da jabuticabeira, uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica.

Novas descobertas sobre a fruta Jabuticaba ganharam repercussão internacional.

Alguns pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas descobriram que a casca de jabuticaba pode reduzir dois tipos de câncer e ainda prevenir diabetes.


A fruta que remete à infância traz uma série de benefícios para a saúde. De acordo com Mário Maróstica, um dos pesquisadores: a jabuticaba possui compostos fenólicos que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, combater os radicais livres, possui vitamina C e do complexo B, além de possuir fibras que ajudam o colesterol sanguíneo.


Há cinco anos, o departamento de Engenharia de Alimentos da Unicamp vem desenvolvendo o mais completo estudo sobre a fruta, e descobriu que as melhores propriedades estão na casca.
Transformada em pó e depois em um extrato, foi testada em células humanas com algum tipo de câncer.

Eles observaram uma redução de 50% no crescimento de células de leucemia e células de câncer de próstata. A multiplicação das células cancerígenas foi reduzida, justamente porque a fruta é rica em compostos fenólicos. Os mais potentes são as antocianinas e os taninos, que dão a cor escura à jabuticaba e combatem o envelhecimento precoce das células.

Outra parte da pesquisa envolveu ratos obesos, onde a farinha da casca de jabuticaba virou ração. Os resultados mostraram que o consumo diário pode ter efeito na prevenção de doenças como o diabetes tipo dois.

“A casca de jabuticaba oferecida durante 30 dias aos animais provou ser eficaz na redução de 10% de glicemia e na redução do colesterol sanguíneo”, destaca Mário Roberto Maróstica.

As descobertas ganharam repercussão internacional com as publicações em duas das revistas científicas mais respeitadas do mundo, no “British Journal of Nutrition” e o canadense “Food Reserch Internacional”.

Os pesquisadores elaboraram uma receita de saúde. Dez unidades de jabuticaba consumidas por dia, com a casca, seriam suficientes para auxiliar na prevenção de doenças. Isso, é claro, associado a um estilo de vida saudável, com boa alimentação e exercícios. Jabuticaba sozinha não faz milagres.

Fonte: Gazeta Online / Fruta Fresh
Postado Por: Creative

Jabuticaba - poderosa contra o câncer

Compartilhe:

Postar Um Comentario

Facebook
Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Traduzido Por: Template Para Blogspot | Thema Seo Blogger Templates