Mércia Gourmet

CPT - Centro de Produções Técnicas

Publicidade GDE

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Conheça Asgabate, capital do Turcomenistão





Quando você ouve falar no país Turcomenistão, o que lhe vem à cabeça?

Há muitos pensamentos distintos sobre o desconhecido, mas, às vezes é surpreendente quando passamos a saber mais sobre determinados locais que nos parecem remotos. Pouco falado no Brasil, o Turcomenistão é um país independente localizado na Ásia Central. Os primeiros habitantes deste país foram tribos nômades turcas vindas da região do atual Cazaquistão, que também tem suas belezas. Veja algumas imagens e vídeos da linda capital, chamada Asgabate.




O Turquemenistão é um país predominantemente desértico, com uma agricultura intensiva em oásis irrigados, e com vastas reservas de petróleo e gás natural. Metade de sua área irrigada é plantada com algodão, do qual o país já foi o 10º produtor mundial. Colheitas fracas nos últimos anos levaram a um declínio da produção em quase 50%.


Existe um local no Turcomenistão, bem no meio do deserto de Karakum - 11º maior deserto do mundo, o Karakum ocupa cerca de 70% do território turcomeno -, que os moradores chamam de "Porta para o Inferno". É uma cratera com mais de 60 metros de diâmetro e 20 de profundidade, que, acredita-se, está em chamas há pelo menos 37 anos.

A cratera fica em uma região conhecida como Darvaza, a mais de 250 quilômetros da capital Asgabate, e tem cerca de 350 habitantes que preservam um estilo de vida seminômade. Também é rica em enxofre e gás natural, substâncias que podem estar ligadas à existência do buraco, cujas chamas, durante a noite, podem ser vistas a quilômetros de distância - o brilho laranja pode até mesmo ser visto nas imagens de satélite do Google Maps.


Fonte: Google / Wikipedia / Revista Época
Postado Por: Creative

Conheça Asgabate, capital do Turcomenistão

Compartilhe:

Postar Um Comentario

Facebook
Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Traduzido Por: Template Para Blogspot | Thema Seo Blogger Templates