Mércia Gourmet

CPT - Centro de Produções Técnicas

Publicidade GDE

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Manteiga ou Margarina, qual usar?

Imagem: reprodução - Prima

Se você tem dúvidas sobre o uso da margarina e da manteiga na sua saúde ou na cozinha - no ramo da confeitaria, tire elas agora. 



Qual a diferença entre manteiga e margarina para a saúde?

A manteiga é um produto de origem animal, é feita com LEITE, leite de vaca. O leite é levado para a indústria, lá, é retirado o creme, que é batido, adicionado sal e depois de uns processos, vira manteiga. 
A manteiga, por ser de origem animal, possui COLESTEROL, então, se você tem problemas de colesterol, não deve consumir manteiga. 

A margarina é feita a partir de gordura VEGETAL, tipo algodão, soja, milho, etc. Na indústria, o óleo é solidificado, a gordura que é líquida passa a ser "sólida". Por isso, há um processo de hidrogenação - gordura hidrogenada. Ela faz mal para o nosso organismo, para o nosso coração. Pois há o aparecimento da gordura trans, que é muito prejudicial. Aumenta o colesterol ruim e danifica os vasos sanguíneos, entre vários outros problemas.

O consumo de AMBOS deve ser moderado. Você não deve consumir mais de uma colher de sopa por dia, pois os dois produtos fazem mal, caso você consuma em grande quantidade. 

O sabor da manteiga é mais agradável. As margarinas mais saudáveis contém omega 3, 6 e fitoesteróis. 

A margarina engorda menos? Tem um menor valor de calorias?

Sim. Não há dúvidas. Porém, imagine que uma receita peça 100g de gordura da manteiga e você utilize 100g de uma margarina, geralmente você estará colocando apenas 40g de gordura, o resultado é um bolo solado, massa de tortas e biscoito duras e uma cor pálida. Para passa no pão e nos biscoitos, se o seu paladar não reclamar, a margarina pode ser uma boa opção.

A MARGARINA NÃO É RECONHECIDA PELO CORPO COMO ALIMENTO. Deve ser comida 3x na semana em pouca quantidade.

COMO USAR MANTEIGA E MARGARINA NA COZINHA

Como tem origem animal, a manteiga pode ser aquecida a temperaturas maiores do que a margarina sem queimar.

Margarina é a melhor opção para confeitaria

Já que a manteiga é melhor para aquecer e fritar, a margarina sobra como opção para a confeitaria, justamente por ter mais firmeza e garantir mais sustentação e aeração para os tipos de receitas, pois é composta de óleos vegetais. O especialista em doces Luiz Faria, ressalta que isso tudo ocorre em bolos e pães, pois a margarina é cremosa. 

Se a receita pedir que você use ela GELADA ao invés de em temperatura ambiente, tudo pode desandar se você fizer o contrário, sempre siga a receita. 

Para biscoitos, gele a margarina, por, no mínimo 40 minutos, se ela estiver em temperatura ambiente, dificultará a aeração - dica ótima, não?

Margarina em temperatura ambiente é uma das grandes vilãs dos bolos-pesados.
Na maioria dos pratos, é possível substituir as duas, mas o sabor é diferente e a textura também. 


Faça o aquecimento da margarina e também da manteiga de maneira suave, evite choques térmicos - não coloque elas em panela quente, coloque na panela FRIA, pra não ocorrer choques térmicos. O choque térmico faz elas derreterem em porções diferentes e perderem as características. 

Pra que serve o banho-maria da manteiga ou margarina?

Se queres apenas derreter a manteiga ou margarina para misturar com outros ingredientes que vão gerar uma massa, por exemplo, o processo mais indicado é usar a técnica de banho-maria, que proporciona um derretimento uniforme e suave.


Participe do nosso grupo de troca de experiências no facebook clicando no link azul a seguir, será um prazer para nós recebê-lo(a): Confeitaria Creative 


Texto: Levy Augusto

Fonte: Marina Gorga / Jangadeiro Online


Postado Por: Creative

Manteiga ou Margarina, qual usar?

Compartilhe:

Postar Um Comentario

Facebook
Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Traduzido Por: Template Para Blogspot | Thema Seo Blogger Templates