Mércia Gourmet

CPT - Centro de Produções Técnicas

Publicidade GDE

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Pra que serve o emulsificante?




Os emulsificantes são substâncias derivadas geralmente de gorduras que são capazes de modificar as propriedades de superfície, sólidas ou líquidas. 


PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO FACE - CONFEITARIA CREATIVE



Os emulsificantes têm a propriedade de produzir emulsão entre dois produtos que não se misturariam sem ele, dá ao produto final maior cremosidade, estabilidade e rendimento. É o principal responsável pela maior lucratividade do negócio. A qualidade dele está ligada a melhora da capacidade do batimento da calda, aumento da absorção de ar no batimento, melhora do corpo e textura de onde é utilizado, ex: sorvete. 

O emulsificante em bolos, serviria para deixá-lo mais leve, aerado e macio, tipo bolos profissionais! 

De acordo com o site Culinária, do Portal Terra "O ingrediente pode ser usado também em sorvetes, cremes, massas amanteigadas - geralmente mais pesadas - e em receitas salgadas, como pães e tortas".

Em bolos: De acordo com o site Saborama "Quando usar emulsificantes em bolos, por exemplo, você vai notar que eles ficarão retos, sem aquelas famosas elevações no centro. O emulsificante também evitará que o bolo resseque rapidamente, aumentando seu prazo de validade". 

Em bolos, é usado junto com todos os ingredientes, antes de misturar.

Em uma mousse: ele deve ser adicionado enquanto os ingredientes são batidos. A massa parece aumentar de volume como se rendesse mais, pois acontece um aumento nas bolhas de ar e os alimentos ficam mais macios e homogêneos. 



No pão deve ser usado antes de sovar a massa.

Recomendaçãorecomenda-se utilizar uma colher (sobremesa) bem cheia para cada 300g de farinha de trigo. Sempre em temperatura ambiente.

Pouco emulsificante não deixa a receita aerada, muito emulsificante pode elastecer e solar a massa.

Os alimentos podem ficar mais leves, mas não com menos calorias. Ele possui um nível de gordura saturada que é relacionada ao aumento de problemas no coração, então, isso deve ser levado em consideração. 8g de emulsificante contém 1,6g de gorduras saturadas.



Imagens:. Casa de Sobra


HEI VOCÊ, ainda não vá embora, tem muito mais receitas, se você quiser saber mais sobre BRIGADEIROS GOURMET, clica aqui!




Participe do nosso grupo de receitas
 no face
Postado Por: Creative

Pra que serve o emulsificante?

Compartilhe:

Postar Um Comentario

Facebook
Blogger

6 comentários:

  1. Nossa adorei as informações, muito obrigada Criativa!

    ResponderExcluir
  2. Posso utilizar juntamente em mistura para bolos??

    ResponderExcluir
  3. Oi gostaria de saber se posso usar a emustabe para fazer iogurte de sacole. E substituir a liga neutra pelo emustabe ?

    ResponderExcluir
  4. Quero saber se tem diferenças de emulsificante de bolo e sorvete. Se de sorvete pode fazer cobertura pr bolos.

    ResponderExcluir

© Traduzido Por: Template Para Blogspot | Thema Seo Blogger Templates