Mércia Gourmet

CPT - Centro de Produções Técnicas

Publicidade GDE

sábado, 2 de agosto de 2014

Principais ingredientes da confeitaria e pra que serve cada um

Imagem: reprodução

Você está começando na confeitaria e não faz ideia da função de determinados ingredientes ou mesmo já é um confeiteiro ou chefe e tem dúvidas... pra que mesmo serve o açúcar impalpável? E o CMC? Vamos tentar tirar algumas dessas dúvidas aqui nesse post. 


Entre os mais diversificados açúcares existentes no mercado, dois se destacam na confeitaria brasileira: o açúcar impalpável e o açúcar refinado.

Açúcar impalpável é conhecido como açúcar de confeiteiro, mas é bem mais fininho. É usado no processo de decoração dos bolos, é formado por uma mistura de açúcar bastante refinado com amido de milho (maisena). Serve para polvilhar doces e para fazer pasta americana, entre outros processos. Ele é bem sequinho e não retem umidade. 

O açúcar refinado é o principal ingrediente, ele se encontra em praticamente todas as preparações da confeitaria, é utilizado em maior quantidade. 

Gelatina incolor é um ingrediente que dá firmeza e consistência à massa. Muito fácil de ser encontrado em supermercados. Ela precisa ser dissolvida na água antes de ser adicionada, e para hidratar, sugere-se um tempo de descanso. 

Xarope de glucose é um aditivo que evita a formação de cristais de açúcar, deixa a massa mais fininha, macia e brilhante. Facilita o trabalho. É utilizado em bolos, caramelos, glacês, musses, frutas cristalizadas, sorvetes, panetones e outros. 


Gordura vegetal hidrogenada
é uma melhoradora que deixa massa mais elástica e macia, melhora o sabor e a textura final.

CMC é muito utilizado na decoração de bolos. Ele deixa a massa mais espessa, com mais liga e mais fácil de trabalhar. Muito usado pra fazer pasta americana, cremes, produtos dietéticos, sorvetes, bebidas e sobremesas. 

o ácido cítrico deixa o glacê com azedinho característico e é indispensável no glacê real, por isso, o glacê real que ensinamos a fazer em sua casa leva um pouco de suco de limão.

Créditos CPT - centro de produções técnicas. 

Participe do nosso grupo no face: CONFEITARIA CREATIVE






Postado Por: Creative

Principais ingredientes da confeitaria e pra que serve cada um

Compartilhe:

Postar Um Comentario

Facebook
Blogger

Um comentário:

  1. Muito esclarecedor esta matéria sobre os produtos de confeitaria, muita gente se confunde com glicose e glucose e fazem uma confusão danada. Obrigada!
    Adorei!!!

    ResponderExcluir

© Traduzido Por: Template Para Blogspot | Thema Seo Blogger Templates