Mércia Gourmet

CPT - Centro de Produções Técnicas

Publicidade GDE

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Torta Holandesa de Banana Caramelada

Imagem: Janetching



Pessoal, essa receita exclusiva maravilhosa e cremosa vem direto do livro da vovó, especialmente pra vocês. Essa delícia rende de 6-8 porções, leva 20 minutos para ficar pronta (tirando o tempo de refrigeração), não vai ao forno e pode ser congelada por 8 semanas, tá esperando o que pra pegar uma caneta e anotar?

Os utensílios que você usará serão: 1 fôrma redonda de 22 centímetros e com fundo amovível/removível canelada ou não.

Os ingredientes da massa são: 250g de biscoito maisena (só pelo biscoito, você já sabe que vai ser boa) [ / 150g de manteiga sem sal derretida e fria.

Ingredientes do caramelo: 50 gramas de manteiga sem sal / 50 gramas de açúcar demerara / 400 gramas de leite condensado (se só tiver uma latinha de 395, use ela mesmo). 

Cobertura: 2 bananas maduras grandes / 250 mililitros de creme de leite fresco batido e chocolate meio amargo para fazer raspas decorativas.

Para preparar você deverá forrar uma fôrma com papel-manteiga, reservar e colocar os biscoitos em um saco plástico para serem esmigalhados (ou bata fraco no liquidifcador / processador). Misture os farelos com a manteiga derretida já fria e espalhe essa mistura na fôrma. Pressione a massa firmemente para se uniformizar sobre o fundo. Cubra e leve à geladeira enquanto faz o resto. 

Para preparar o caramelo, derreta a manteiga e o açúcar em uma panela em fogo médio e acrescente o leite condensado até ferver, mexendo sempre. Reduza o fogo e ferva por mais 2 a 3 minutinhos. Quando ficar encorpadinho e com cor de caramelo, desligue o fogo, espere esfriar e despeje sobre a massa de biscoitos. Leve isso pra geladeira por 30 minutos. 

Agora, desenforme a torta e passe para seu refratário de servir tortas (um prato), corte as bananas em rodelas finas e coloque sobre o caramelo de leite condensado. Bata o creme de leite fresco (nata) e cubra a torta nivelando com uma espátula. Decore com o chocolate ralado ou lascadinho. Ela pode ser armazenada em recipiente fechado por 2 dias. 



Você pode usar leite condensado cozido no lugar do caramelo. Varie.  

Participe do nosso grupo de receitas no face - Confeitaria Creative
E nosso novo grupo de receitas salgadas Creative Salgados
Postado Por: Creative

Torta Holandesa de Banana Caramelada

Compartilhe:

Postar Um Comentario

Facebook
Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Traduzido Por: Template Para Blogspot | Thema Seo Blogger Templates