Mércia Gourmet

CPT - Centro de Produções Técnicas

Publicidade GDE

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Bolo de Baunilha com Chocolate




Ingredientes do bolo - bolo médio 



1 xícara de chá de leite morno

3 ovos
4 colheres de sopa de margarina derretida
2 xícaras de chá de açúcar
1 colher de sobremesa rasa de essência de baunilha ou 1 colher de chá rasa de extrato de baunilha
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de emulsificante para sorvete (opcional, mas nesse caso vai facilitar a hora de cavar o bolo para rechear)
1 colher de sopa de fermento químico em pó

Ingredientes do ganache para recheio e cobertura

2 barras (340g) de chocolate ao leite
1 barra (170g) de chocolate meio amargo
1 caixinha (ou lata) de creme de leite gelado

Como Preparar



Bata todos os ingredientes do bolo no liquidificador, coloque em uma forma de pudim tamanho médio, untada e enfarinhada, e leve para assar a 180 graus (forno pré-aquecido por 10 minutos) até o bolo passar no teste do palito. São cerca de 40 minutos. O emulsificante faz o bolo demorar um pouco mais para assar. No forno elétrico, bolos sem esse ingrediente levam 25 minutos.

Enquanto o bolo assa, prepare o ganache. Pique e derreta o chocolate (esse foi derretido no microondas por cerca de 7 minutos na potência 30), misture para homogeneizar, junte apenas 2 colheres de sopa do creme de leite, mexa bem e reserve o resto do creme de leite porque você ainda vai usar. O ganache do recheio precisa ser um pouco mais firme pra não fazer muita meleca e perder demais na hora de cortar.

Retire o bolo do forno, deixe esfriar por pelo menos meia hora (o ideal é esfriar totalmente) e corte-o horizontalmente em mais ou menos 2/3 de sua altura. É só cortar um pedaço que seja suficiente para dar a volta no bolo todo, enfiá-lo em um pedacinho do local do bolo onde você deseja cortar e ir puxando devagar as duas pontas juntas. Tome cuidado para que o corte seja reto.


Corte feito, use uma faquinha afiada e com ponta para cortar o miolo da parte de baixo do bolo e facilitar na hora de cavar. Cuidado para não retirar esse miolo perto demais da lateral do bolo ou ele pode se quebrar.
Retire o quanto puder com a faca e depois, com uma colher de sobremesa, vá cavando esse buraco sem atingir o fundo e as laterais.

Imagem: Tá Bom de Sal? 

Recheie a cova do bolo espalhando ganache até em cima e inclusive na borda, para fechar bem. Não use tudo, deixe um pouco para a cobertura! Coloque a parte de cima e agora você vai cobrir. Antes de cobrir, corte um pedaço de papel alumínio ou papel manteiga suficiente para dar a volta no bolo todo. Enrole ao redor dele e prenda com fita adesiva de forma que fique bem apertado. Isso serve para a parte de baixo não ceder com o recheio. Se quiser, leve o bolo assim para a geladeira por uns 15 minutos para que o ganache do recheio fiquei mais firme e não vaze todo na hora de cortar.
Agora você vai finalizar o ganache para usar como cobertura. Adicione mais duas colheres de sopa de creme de leite a esse ganache que foi usado como recheio, mexa bem, retire o papel alumínio e cubra o bolo como preferir. 

Receita feita pelo blog Tá Bom de Sal?

Para comprar o Curso Básico de Confeitaria, clica aqui
Para adquirir o Curso AVANÇADO de Confeitaria, clica aqui
Para adquirir o curso Tortas de Vitrine, clica aqui

Participe do nosso grupo de receitas
 no face



Compartilhe nas suas redes sociais, use o botão share abaixo e compartilhe com seus amigos!



Postado Por: Creative

Bolo de Baunilha com Chocolate

Compartilhe:

Postar Um Comentario

Facebook
Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Traduzido Por: Template Para Blogspot | Thema Seo Blogger Templates